Renata Bicalho 

Escritora

Dia Internacional do Meio Ambiente

O Wikipedia define meio ambiente como o “conjunto de fatores físicos, biológicos e químicos que cerca os seres vivos, influenciando-os e sendo influenciado por eles.”

Falar do aquecimento global, do desmatamento, da crueldade com os animais ou da poluição nos rios e mares é sempre importante, mas hoje gostaria de tocar em outros temas.

Pensar no amplo, no conjunto, de forma globalizada, é necessário, mas são os pequenos gestos, as escolhas diárias, que se acumulam e efetivamente promovem mudanças.

Arrumar a cama ao se levantar é uma atitude que altera fisicamente o seu ambiente e envia uma mensagem importante para o cérebro: “vamos arregaçar as mangas e tomar o controle das nossas atitudes no dia de hoje!”

Colaborar ativamente para o bem estar das pessoas que estão ao seu redor é tão importante quanto não jogar lixo no chão. Lavar a louça, trocar uma lâmpada queimada na casa, limpar o banheiro, são atitudes tão importantes quanto diminuir o consumo de água, parar de comer carne ou reciclar o lixo.

Veja bem, não estou dizendo que são atitudes que se excluem. Ao contrário, o que quero ressaltar é que lutar contra o desmatamento e defender os animais é tão importante quanto agir ativamente nas pequenas coisas do dia-a-dia e aportar o nosso grão de areia na melhora da nossa casa, seja ela o lar ou o planeta.

Um passo de cada vez, dia após dia, podemos nos transformar em pessoas melhores, mais engajadas e ecologicamente responsáveis, fazendo escolhas coerentes e tomando atitudes práticas que influenciem positivamente nosso meio.

Arrume a sua cama pela manhã, lave a louça suja que está na pia, colabore com o ambiente da sua casa, com o bem estar das pessoas que estão ao seu redor, ajude pessoas em situação vulnerável na sua cidade, recicle o lixo, molhe as plantas do jardim e, agindo assim, de maneira consistente, você estará ganhando força e colecionando passadas para completar a maratona de fazer do mundo um lugar melhor!

 

%d bloggers like this: