Renata Bicalho 

Escritora

Ano passado reli um dos meus tantos livros favoritos, A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende (falo dele no próximo post!). Quando terminei a leitura, lembrei que tinha na minha lista de livros a serem lidos outro de Allende, Paula, escrito durante a doença que deixou sua filha em coma, aos 28 anos de idade. Comprei a versão ebook em inglês.

Paula foi internada devido a um ataque de porfíria em dezembro de 1991 e, infelizmente, acabou falecendo em 1992. Nessa autobiografia, Isabel resgata sua historia, alternando a narrativa com o período da internação da filha até a despedida final. Uma história comovente, ora espirituosa, ora triste, com relatos da autora, sua infância, juventude, vida amorosa, momentos tensos vividos no período ditatorial do Chile e em sua fase de exílio – após o golpe contra seu tio Salvador Allende – além de histórias de seus antepassados e do seu livro “A casa dos espíritos”.

Com a maestria de sempre, Isabel Allende nos conduz de forma emocionante pelas lembranças da sua vida e pela forte e dolorida fase de despedida da sua filha Paula. Leitura super recomendada!

Sigo cada dia mais fã de Isabel Allende!

%d bloggers like this: